posts

Como a sinalização pode alavancar seu negócio?
15 de maio de 2015

Em meio à mercados saturados pela concorrência, a diferenciação torna-se indispensável para que uma empresa obtenha destaque em meio a multidão. É inegável que em um país como o Brasil, é indispensável que as empresas mantenham um ritmo acelerado na busca por novos clientes, aumentando o faturamento e o mais importante: fazendo com que o negócio cresça!

 

Assim, motivados pela busca constante pelo crescimento, empresários antenados investem cada vez mais tempo e dinheiro em ações que de fato tragam resultado. Mas afinal, como a sinalização e a comunicação visual podem alavancar seu negócio? Adiante, iremos mostrar que tanto a sinalização, como a comunicação visual podem ser fatores determinantes para o seu sucesso.

 

Fachadas atrativas convidam clientes!

Com certeza você já ouviu o termo "julgar o livro pela capa" ou "a primeira impressão é a que fica". Pois bem, a fachada do seu negócio é como se fosse a capa de um livro, ou até mesmo o primeiro contato que um futuro cliente terá com sua marca. Independente do tamanho do seu negócio ou setor em que você atua, é importante que se tenha uma fachada convidativa e que transmita algo a respeito dele. Por exemplo: Um salão de beleza que preze pela qualidade nos serviços, modernidade e queira transmitir uma sensação de status. Como a sinalização e a comunicação visual ajudaria? Poderia ser indicado uma fachada que faça alusão aos seus conceitos, utilizando um pequeno letreiro (nem sempre é necessário que seja algo enorme), contrastando com o fundo em que foi aplicado (trazendo destaque ao nome do local), com iluminação direcionada para o nome (reforçando o destaque e status da marca), de forma que possa chamar atenção das pessoas. Imaginou um salão assim? Com certeza ele chamaria atenção na primeira vista!  

 

O que as cores dizem sobre seu negócio e qual a relevância delas?

Estudos apontam que cores provocam distintos efeitos no cérebro, podendo transmitir sensações ou instigar à ações específicas. Por exemplo, o vermelho é uma cor estimulante, e como muitos sabem, costuma ser utilizado para sinalização de urgência, e o amarelo cumpre uma função bem parecida, capaz de sinalizar cautela e chamar atenção para detalhes. Mas o que poucos sabem é que além destes aspectos, o vermelho estimula o apetite (ideal para negócios do ramo alimentício) e o amarelo sugere alegria e sensação de acolhimento (pode ser utilizado para ambientes voltados para o público infantil)... ops, pera aí! "Vermelho + amarelo + mercado alimentício + público infantil"? Tenho certeza que você associou isso à uma das maiores e mais tradicionais redes de fast food! Viu como a aplicação das cores tem tudo a ver com seu negócio? Muitas vezes a empresa pode estar deixando de alcançar novos clientes por não estabelecer uma comunicação estrategicamente completa. Imagine uma empresa que atue no ramo da saúde, e em seu estabelecimento utilize os tons de vermelho e amarelo, certamente ela irá afastar seus clientes pois o produto não condiz com a necessidade do cliente. 

 

Não basta ser bonito, tem que ser funcional!

Tudo bem, suponhamos que a empresa atentou para o quesito fachada atrativa a para a importância das cores, agora basta aguardar para que os clientes percebam mais o seu negócio ao passarem por ele e para que tenham uma experiência agradável ao entrarem? Não! Tem mais um detalhe, a sinalização deve cumprir o seu principal papel: a funcionalidade! Com certeza você já teve a experiência de ficar perdido em algum lugar, sem saber para onde se dirigir. E não é apenas para estabelecimentos grandes, nos pequenos também são extremamente úteis, podendo agilizar o fluxo de pessoas, gerando maior capacidade de atendimento, e consequentemente, atendendo mais clientes!

 

Quer saber um pouco mais como podemos ajuda-lo no seu negócio? Entre em contato para que possamos ter uma conversa agradável, será um prazer ajudá-lo(a)!

VOLTAR